Humanista


https://pisicosophia.webnode.com/_files/200000119-a2ffaa3f9e/004health1_thumb4.gif

HUMANISTA

Destacado pioneiro no desenvolvimento da chamada Psicologia Humanista, ou Terceira Força em Psicologia, Carl R. Rogers (1902-1987) foi um dos principais responsáveis pelo acesso e reconhecimento dos psicólogos ao universo clínico. Sua postura enquanto terapeuta sempre esteve apoiada em sólidas pesquisas e observações clínicas, podendo-se, sem sombra de dúvida, dizer que o campo de pesquisas objetivas voltadas para o referencial teórico da Abordagem Centrada na Pessoa é formado por um número considerável de trabalhos.

Em suas primeiras experiências clínicas, calcadas na tradição behaviorista e, ainda mais, psicanalista, Rogers sentiu a forte ruptura entre o pensamento especulativo freudiano e o mecanicismo medidor e estatístico do behaviorismo.

Essa abordagem defende que a saúde mental é composta por diversos pilares. Embora carreguem suas individualidades, todos eles são conectados e convergem entre si para conduzir o fluxo da mente e corpo. Aqui se apresentam como as emoções, sentimentos, o próprio corpo, comportamento, nossos pensamentos etc.


Fonte: https://www.trabalhosescolares.net/carl-rogers-e-a-abordagem-humanista/ 

https://www.psicanaliseclinica.com/abordagem-humanista/

FIG 01: https://pisicosophia.webnode.com/vertentes-pisicologicas/psicologia-humanista/

Próximo Evento: